A importância do Assistente técnico nas diligências periciais.
top of page

A importância do Assistente técnico nas diligências periciais.

A perícia judicial é um trabalho técnico especializado cujo objetivo é subsidiar a tomada de decisão do Exmo. Senhor Juiz de Direito.


Dentre as várias partes envolvidas no processo judicial como o Juiz, a parte reclamante e reclamada, os advogados, também temos a figura do Perito e do Assistente técnico.


O Assistente técnico segundo o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia (IBAPE) é o profissional que é indicado e contratado pela parte com a finalidade de orienta-la, acompanhar as diligências periciais, elaborar quesitos e quesitos suplementares e quando necessário emitir seu parecer técnico, concordando, complementando ou criticando o laudo do perito oficial através de seu parecer técnico.


Vantagens de se contratar um Assistente técnico Pericial:

1- Ter um profissional especializado e capacitado, cujo objetivo é defender os interesses da parte contratante.

2- Elaboração de quesitos técnicos pertinentes com a matéria e caso em perícia

3- Acompanhamento técnico especializado das diligências periciais

4- Informar aos advogados a necessidade ou não de quesitos suplementares

5- Contrapor o laudo pericial quando o mesmo apresentar cálculos equivocados, metodologias inadequadas, omissão ou distorção dos fatos.


O papel do Assistente técnico é de fundamental importância para que as atividades periciais se precedam de forma clara, idônea e para que os fatos sejam levantados de forma adequada e verdadeira contribuindo para que a parte tenha recursos para se defender de injustiças.



O grupo Support conta com profissionais qualificados, capacitados e habilitados para atuar como assistente técnico pericial em diferentes esferas da Engenharia, trabalhando com foco no resultado e excelência.


Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossos trabalhos.

378 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page